quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Vestibular, Redação.

O Vestibular, ferramenta do processo seletivo das universidades, que coloca em avaliação o estudante, testando, o mesmo, se está qualificado, ou não, para o seu curso superior. Com tudo, o vestibular, ainda é uma “catraca invisível”.

Entendemos por “catraca” uma forma de controlar entrada e saída, organizando-as ou impedindo-as; fica claro a relação simbólica entre a catraca e o vestibular. Essa “prova” não deixa de ser um processo de verificação de competência entre o estudante e a universidade, mas será que todos tiveram a mesma base de aprendizagem?

A situação do ensino público não se “mede” com os altos índices do ensino privado, a questão é todos estão preparados igualmente para prestar o mesmo vestibular. O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) mostra outra perspectiva de vestibular. Com conhecimentos do ensino médio, o aluno, pode entrar em uma universidade federal ou ter uma bolsa paga pelo Prouni, em uma Universidade Privada. Vemos muitos problemas com isso, apesar de não ser o tradicional “decoreba”, o Enem, é pouco usado nas universidades e o ensino privado não é o que os estudantes realmente querem.

O pragmatismo de: “deixar a deriva” dos nossos governantes, em não construir vagas para todos os estudantes nas universidades públicas e não melhorar o ensino básico (fundamental e médio) investindo diretamente, ainda faz do Brasil um País de 3° mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário